Pesquisa avançada
 
 
Ações do PEV - Publicações/Documentos
Partilhar

|

Imprimir página
09/05/2013
Reação de «Os Verdes» ao projeto de decisão da UNESCO sobre o Alto Douro Vinhateiro/Barragem do Tua
O Partido Ecologista «Os Verdes», autor da queixa apresentada em 2007 à UNESCO, pela construção da Barragem de Foz Tua no Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial da Humanidade, não pode deixar de lamentar a debilidade do projeto de deliberação e a inconsistência do relatório sobre o estado de conservação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) que sustenta esta deliberação que será debatida e posta à votação na 37ª Sessão do Comité Mundial da UNESCO (orgão máximo da UNESCO no que diz respeito ao património) que irá decorrer no próximo mês de junho no Cambodja.
23/04/2013
25 de Abril, 39 Anos

APELO

à participação nas comemorações populares do 25 de Abril, promovidas por várias entidades nas quais se incluem o Partido Ecologista Os Verdes e a Ecolojovem Os Verdes

 

15/12/2012
Livro 30 Anos de Lutas Ecologistas, 1982-2012
Edição digital, em formato PDF, do Livro que assinala o 30º aniversário do Partido Ecologista Os Verdes
10/11/2012
“Os Verdes” na rua apelam à população para aderir à greve geral
O Partido Ecologista “Os Verdes” vai andar na rua a contactar a população, com uma larga distribuição de documentação, denunciando as agressões e malfeitorias das políticas de austeridade que estão a ser impostas a Portugal e ao povo português, decorrentes do acordo com a troika e das políticas do governo. O PEV apela à população para que aja para a mudança, aderindo à manifestação no dia da vinda de Angela Merkel ao nosso país, a 12 de Novembro, e também à greve geral de dia 14 de Novembro, ambas iniciativas convocadas pela CGTP.
19/06/2012
CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - RIO+20
Muitos chefes de Estado e de Governo encontrar-se-ão, de amanhã até 22 de junho, no Brasil, para participar na conferência das Nações Unidas Rio+20.
 
É público que a representação dos Estados Unidos da América (EUA) não será feita por V. Exa., o que nos remete para uma relativização da importância deste Rio+20 por parte da Administração dos EUA, questão que muito nos preocupa, por considerarmos que esta conferência ocorre num momento crucial e bastante relevante para o combate às problemáticas ambientais globais e para a sustentabilidade do desenvolvimento no mundo.
18/04/2012
SOS pela Linha e Vale do Tua e pelo Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade
1 – Um inegável Valor Patrimonial

Excerto do Parecer da DRCN na Comissão de Avaliação do EIA da Barragem de Foz Tua (2008):
«A Linha do Tua é um bem patrimonial que articula valores históricos, técnico-construtivos e paisagísticos. Trata- se de uma notável realização de engenharia portuguesa, que concretizou uma obra complexa em terrenos extremamente difíceis e conseguiu compatibilizar a obra e o meio envolvente, numa inserção paisagística de grande qualidade e equilíbrio estético, que é um exemplo a registar.

15/03/2012
Queixa ao provedor de justiça contra a Câmara Municipal da Feira e Assembleia Municipal da Feira
QUEIXA AO PROVEDOR DE JUSTIÇA CONTRA A CÂMARA MUNICIPAL DA FEIRA E ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA FEIRA
REGULAMENTO MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
02/03/2012
Comentários feitos pelos Verdes sobre a proposta de Souto Moura para a Barragem de Foz Tua
A EDP e o Governo tentam fazer passar a ideia de que a proposta arquitetónica de Souto Moura em relação à Barragem de Foz Tua elimina os impactos ambientais do empreendimento hidroelétrico e os perigos de desclassificação que pesam sobre o Alto Douro Vinhateiro, Património da UNESCO. Para “Os Verdes”, esta mensagem veiculada pela EDP e pelo Governo, não passa de uma falácia.
16/02/2012
Resumo do parecer do Partido Ecologista “Os Verdes” apresentado no quadro da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da LINHA FOZ TUA- ARMAMAR – 400 KV
Conferência de Imprensa
Porto – 16 de Fevereiro 2012
Resumo do parecer do  Partido Ecologista “Os Verdes” apresentado  no quadro da consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da
LINHA FOZ TUA- ARMAMAR – 400 KV
15/12/2011
CARTA ABERTA ENTREGUE PELO PARTIDO ECOLOGISTA "OS VERDES" AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Como V. Exas., “Os Verdes” estão hoje aqui a comemorar o 10º aniversário do Alto Douro Vinhateiro, e o que pretendemos e desejamos é continuar a celebrar este evento por muitos anos. No entanto, estamos receosos que assim não seja, caso o Governo português não tenha a coragem necessária para tomar a decisão certa e fundamental para conservar este Título, isto é, parar imediatamente as obras da barragem de Foz Tua.
 
22/07/2011
APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DO FRIDÃO - Parecer do PEV
Participação do Partido Ecologista “Os Verdes” no quadro do acompanhamento público, em fase de RECAPE do “APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DO FRIDÃO”
25/02/2011
Barragem do Tua
25 de Fevereiro - debate com o Primeiro Ministro
27/01/2011
SOBRE A REPORTAGEM TELEVISIVA DA INTERPELAÇÃO DO PEV NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, RELATIVA AO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Ontem, por iniciativa do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, ocorreu uma interpelação na Assembleia da República sobre transportes ferroviários, de inegável relevância.
24/06/2010
Desastre ambiental no Golfo do México
Declaração política da Deputada Heloísa Apolónia proferida a 24/06 na Assembleia da República sobre o desastre ambiental ocorrido do Golfo do México e a prospecção de petróleo na costa portuguesa.
 
01/03/2010
Parecer de "Os Verdes" à Barragem do Fridão
Antes de mais, o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) considera que a Consulta Pública da Barragem do Fridão não deve encerrar hoje como previsto, estando a decorrer, na sequência de uma queixa apresentada por associações ambientalistas portuguesas, um acto inspectivo da Comissão Europeia ao Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), do qual a Barragem do Fridão é parte integrante.
 
26/05/2009
Crónica de Heloísa Apolónia
A Deputada Heloísa escreveu hoje no jornal Setúbal da Rede, de Setúbal, uma crónica sobre coimas ambientais.
12/03/2009
Contributos para Uma Resposta Ecologista
O Conselho Nacional do Partido Ecologista“Os Verdes”, com base no que foi definido na 10ª Convenção Nacional Ecológica, apontou a utilidade de sistematizar a reflexão que temos feito sobre o mundo, sobre a nossa sociedade e sobre a importância do projecto ecologista.
Este texto incorpora, assim, a leitura ecologista da realidade em que vivemos e os contributos ecologistas para dar resposta aos problemas existentes. 
15/04/2008
BARRAGEM DA FOZ DO TUA - CARTA ABERTA DE "OS VERDES"
Está previsto Vªs Exªs participarem amanhã, numa reunião com o Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, com o objectivo de “acertar uma posição comum”, entre Presidentes dos Municípios que serão afectados caso se venha a construir a Barragem da Foz do Tua, com vista a negociar posteriormente com a EDP.
15/04/2008
BARRAGEM DA FOZ DO TUA - CARTA ABERTA DE "OS VERDES"
Está previsto Vªs Exªs participarem amanhã, numa reunião com o Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, com o objectivo de “acertar uma posição comum”, entre Presidentes dos Municípios que serão afectados caso se venha a construir a Barragem da Foz do Tua, com vista a negociar posteriormente com a EDP.
15/04/2008
BARRAGEM DA FOZ DO TUA - CARTA ABERTA DE "OS VERDES"
Aos Presidentes da Câmara Municipal de: Alijó, Murça, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães.
Com conhecimento ao Presidente da Câmara de Mirandela.
26/03/2008
Carta Aberta ao Primeiro Ministro - Iraque
Carta Aberta ao Primeiro-ministro de Portugal
13/11/2007
Posição de "Os Verdes" sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico
O Partido Ecologista “Os Verdes” dá o seu parecer negativo ao Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), apresentado pelo Governo, e considera sem sustentação e da maior hipocrisia os argumentos invocados para justificar a construção de mais dez barragens em Portugal.