Pesquisa avançada
 
 
Intervenções
Partilhar

|

Imprimir página

Lisboa, Outubro 2016

18/06/2017
Almoço de apresentação de Candidatos CDU no Barreiro - Intervenção de Susana Silva
Boa tarde a todos,
Quero, em primeiro lugar, em nome do Partido Ecologista Os Verdes, saudar todos os outros elementos da CDU – o Partido Comunista Português, a Intervenção Democrática, a Juventude CDU e todos os independentes, que connosco dão corpo a este grande projecto que é a Coligação Democrática Unitária.

Permitam-me uma saudação muito especial à futura Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, – Sofia Martins, ao futuro Presidente da Assembleia Municipal, – Carlos Humberto, ao Mandatário Concelhio da nossa candidatura – Augusto de Sousa e aos 5 candidatos da CDU à Câmara Municipal que hoje apresentamos.
Saudar também os futuros presidentes das 8 freguesias do nosso concelho: Carlos Moreira, Ana Porfírio, Ana Pires e Rogélia Costa.

Candidatos da CDU que hoje aqui apresentamos e que vão, com todo o empenho e convicção de sempre, juntamente com todos nós, continuar o trabalho da nossa CDU no concelho do Barreiro.

E é com trabalho, na resposta de proximidade às aspirações, preocupações e necessidades das populações, com honestidade porque prestamos contas do que fazemos, e com competência porque trabalhamos em comunidade para a comunidade, respondendo aos seus anseios, promovendo o bem-estar colectivo. Somos homens e mulheres que estamos junto das populações.

Há quem entenda que já chega de repetirmos a expressão que utilizamos para definir aquilo que é a nossa maneira de estar nas autarquias: Trabalho, Honestidade e Competência.
Mas, na realidade, não são apenas 3 palavras que gostamos de repetir.
Esta expressão continua a fazer, para nós, todo o sentido. Porque ela define aquilo que nos distingue de todos os outros.
O não pensarmos em nós próprios, o ter sempre em mente o bem comum e fazê-lo com competência.
E, para além do trabalho autárquico, as populações sabem que contam sempre connosco, autarcas da CDU, quando se trata de lutar contra atropelos, ingerências, golpadas, ou encerramento de serviços públicos e essenciais à vida das populações.

Amigas e Amigos,
Apesar da importância que representa para as populações e para a nossa democracia, o Poder Local tem sido objecto de constantes ataques, que aliás se acentuaram durante o período de governação do PSD-CDS. A extinção de freguesias, a lei dos compromissos, o sucessivo incumprimento da lei das finanças locais, ou a lei das competências que apenas vieram impor a retirada de fundos substanciais quer às freguesias quer aos municípios.

Todas estas leis, sobretudo aplicadas em conjunto, colocam em causa o trabalho dos autarcas e o normal funcionamento das nossas Juntas de freguesia e das nossas Câmaras municipais. Mas com a imposição de um Poder Local Democrático cada vez menos local e democrático, a CDU respondeu aproximando-se ainda mais das populações. Também assim foi no Barreiro.

A acção dos nossos autarcas foi marcada pela defesa intransigente no acesso dos cidadãos a serviços públicos fundamentais, nomeadamente:

Na defesa da gestão pública da água, e o resultado como bem sabemos, são 80 anos de serviço público domiciliário de água às populações do nosso concelho, oito décadas de experiência e dedicação na construção e manutenção de um serviço que permitiu à população o acesso à água pública e de qualidade, e a prova de que a gestão pública e municipal é fundamental.

Na defesa de um serviço público de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, serviços estes que também não podem estar sujeitos à iniciativa privada e à lógica dos mercados. Continuaremos a lutar pela reversão da privatização da EGF, que veio colocar a AMARSUL nas mãos dos privados, cujo resultado está à vista e para o qual sempre alertámos: lucros para os accionistas da empresa, e trabalhadores em luta para fazerem valer os seus direitos.

Na defesa da escola pública de qualidade, na defesa do Serviço Nacional de Saúde e da prestação de cuidados de saúde primários de qualidade e de proximidade. Na defesa de transportes públicos que assegurem o direito das populações à mobilidade e na promoção de formas de mobilidade suave, que resultou em 60 anos de TCB’s, que correspondem à prestação do serviço público de transporte colectivo e de mobilidade sustentável em todo o nosso concelho.

Amigas e Amigos,
É a defesa pela qualidade de vida das nossas populações que nos move. Não fora as forças que compõem a CDU (PCP e PEV) e não teriam sido recuperados os rendimentos inqualificavelmente cortados pelo anterior Governo, ou recuperadas as 35 horas, ou aumentados apoios sociais imprescindíveis para combater a pobreza, ou dados passos para a gratuitidade dos manuais escolares, para o serviço do transporte de doentes não urgentes, a diminuição das taxas moderadoras, entre tantas outras questões, mas há uma que, sobretudo hoje, importa também salientar: a exigência que fizemos para que se cumprisse a Constituição da República Portuguesa no respeito pela autonomia do poder local - para trás ficou a vergonhosa imposição do Governo PSD/CDS que obrigava os Presidentes de Câmara a pedir autorização ao Ministro das Finanças para contratar um trabalhador, que fosse, para a autarquia. Puxámos, e puxamos, o Governo para o país real, porque esse é o país das pessoas reais, das pessoas que sentem.

Assim é ao nível nacional e assim será sempre no concelho do Barreiro, pois não tenhamos dúvidas, a CDU é a única força política capaz de ter um papel determinante na promoção e defesa da qualidade de vida, da qualidade do ambiente, em favor do ordenamento do território e de soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental, social, económico e cultural.

Nós temos como objectivo o de captar energias, atenções e esforços para que cada vez mais se possa reivindicar os atributos do trabalho, honestidade, competência e experiência.

Amigas e Amigos,
Saímos convictos do valioso trabalho autárquico da CDU no Barreiro, mas também conscientes que temos trabalho pela frente, convictos que o valor das nossas propostas, das soluções e da obra realizada são sólidos argumentos que permitem enfrentar as próximas batalhas com grande confiança e determinação.

Viva o Poder Local Democrático!
Viva o Barreiro!
Viva a CDU!
Voltar