Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2017
 
 
Comunicados 2017
Partilhar

|

Imprimir página
12/07/2018
Porto Santo - Remoção do amianto da cobertura dos edifícios escolares - Os Verdes preocupados com o cumprimento dos procedimentos
Chegaram ao Partido Ecologista Os Verdes manifestações de inquietação e de preocupação, de moradores residentes nas proximidades destes edifícios escolares de Porto Santo, EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, pela ausência de informação relativamente às obras de remoção do amianto das coberturas.

Até ao momento, segundo a informação que chegou aos Verdes, as pessoas residentes nas zonas envolventes, não foram sensibilizadas, nem informadas das medidas de precaução a tomar para evitarem a exposição a poeiras que poderão decorrer durante a obra da remoção ou em caso de acidente na obra.

Por outro lado, funcionários destas escolas vêem-se obrigados a aceder a estes espaços, para resolver assuntos inerentes às suas funções, com as obras a decorrer e sem que nenhuma medida de precaução e de prevenção lhes tenha sido indicada.

Ora, como é hoje do conhecimento público, estas poeiras são altamente perigosas para a saúde, o que está a gerar uma grande inquietação e preocupação nestes profissionais e na população.

Os Verdes consideram que tudo indicia, não terem sido cumpridos, na totalidade, os procedimentos previstos para garantirem a salvaguarda, segurança e proteção da saúde dos trabalhadores, mas também a segurança de terceiros aquando da remoção, transporte e deposição de RCDA (Resíduos de Construção e Demolição com Amianto). Por exemplo, os funcionários das respetivas escolas e as pessoas residentes nas zonas envolventes.

Os Verdes consideram que mais uma vez, o Governo Regional, dono da obra, falhou, mas também a Câmara Municipal de Porto Santo que também deveria ter salvaguardado esta questão, informando os morados residentes na zona envolvente.

Os Verdes, vão requerer explicações ao Governo Regional da Madeira, através do Grupo Parlamentar da CDU na Assembleia Legislativa Regional, sobre as medidas de prevenção tomadas na remoção do amianto na escola dos Farrobos e EBS Prof. Dr. Francisco de Freita Branco, no Porto Santo.
Voltar